quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Reivindicações discentes sobre as diversidades gerais e de gênero

Profª Adjair P. de Miranda - Diretora
A EE. PE. CÉSAR ALBISETTI, Poxoréu, MT, desde o dia 22 de setembro de 2014 vem desenvolvendo o projeto “RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO ESCOLAR”. Dentro das ações previstas constou a realização de diversos seminários sobre temas da atualidade.
Prof. Urano Lopes - Palestrante
Para um melhor aproveitamento dos alunos nos seminários, estes foram distribuídos em sete grupos, nos quais além de debater a temática, deveriam apresentar à Plenária Final, no mínimo dez propostas cada um. 
Dois grupos debateram “AS DIVERSIDADES GERAIS E DE GÊNERO”, sendo um do período matutino e outro do período vespertino.
A fim de motivar os debates e facilitar a elaboração das propostas, o Prof. Urano Lopes, que ministra a disciplina “Artes” na EE. PE. CÉSAR foi convidado para fazer uma breve palestra aos dois grupos.
Como resultado dos trabalhos realizados, foram elaboradas as seguintes propostas de intervenção:
ROL DE PROPOSTAS ELABORADAS NA SESSÃO PLENÁRIA FINAL DOS SEMINÁRIOS PELO CORPO DISCENTE DA EE PE CÉSAR ALBISETTI – POXORÉU/MT SOBRE AS DIVERSIDADES GERAIS E A DE GÊNERO
01 - Alertar a população para os altos índices de preconceito racial;
02 - Assegurar o respeito às pessoas que tenham interesse na mudança de sexo.
03 – Auxiliar as pessoas a se libertarem da opressão social e demonstrar ser o que realmente são.
04 - Cobrar das autoridades uma ação mais rigorosa contra as pessoas que cometem preconceito social;
05 - Colocar em prática as ações discutidas no projeto “Ressignificando o espaço escolar”, por meio de atos públicos;
06 - Conscientizar as pessoas de modo geral sobre os malefícios psicológicos causados às vítimas do preconceito social;
07 - Divulgar no jornal da escola as ações propostas sobre os temas discutidos no projeto “RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO ESCOLAR” 2014;
08 - Elaborar projetos na escola sobre a cultura afro-brasileira;
09 - Elaborar e executar propostas de trabalho em relação à cor e as deficiências.
10 - Fazer manifestação através dos meios de comunicação sobre a diversidade de gênero;
11 - Levar ao conhecimento dos pais as informações sobre as diversidades, adquiridas no projeto “Ressignificando o espaço escolar”, visando clarear seus pensamentos sobre o tema;
12 - Mostrar às pessoas que, apesar de sua cor, ninguém deixa de ser melhor ou pior que outrem pois todos têm a mesma potencialidade para fazer coisas boas ou ruins;
13 - Mostrar, através da ação educativa conscientizadora, que todos os seres humanos são iguais, mesmo com toda a diversidade racial, social, cultural e de orientação sexual.
14 - Não escolher livros didáticos que tratam as diversidades de forma preconceituosa e discriminatória.
15 - Penalizar as pessoas que praticam atos discriminatórios raciais, sexuais ou sociais dentro das dependências da escola;
16 - Promover ações que motivem a reflexão individual e coletiva, para que haja mudanças nessas práticas.
17 - Promover atividades culturais abordando a diversidade de gênero.
18 - Promover campanhas que discutam a diversidade na escola;
 19 - Promover manifestações para que os direitos dos homossexuais sejam mais bem atendidos.
20 - Promover palestras dentro e fora do ambiente escolar sobre as pessoas homofóbicas;
21 - Promover trabalhos sobre a diversidade religiosa.
22 - Promover atos públicos para conscientizar a população sobre o mau uso dos termos pejorativos usados em relação aos homossexuais;
23 - Realizar campanhas conscientizadoras e palestras sobre a diversidade voltadas para a sociedade em geral.
24 - Realizar na Escola o “Dia D” da Diversidade de Gênero.
25 - Sensibilizar as pessoas por meio das redes sociais sobre a violência causada aos negros, homossexuais e LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros);
26 - Trabalhar a diversidade de gênero com a família.
27 - Usar os meios de comunicação, principalmente o Jornal da Escola, para informar a população sobre as diferenças humanas.

As propostas elaboradas certamente serão analisadas pelo colegiado da escola, visando incluir aquelas que estão dentro da competência da unidade escolar em seu Projeto Político Pedagógico, como foi o desejo dos alunos. Quanto às demais, serão publicadas nos meios de comunicação utilizados pela escola, visando levá-las, dessa forma, ao conhecimento dos responsáveis diretos pela sua execução, ou ao conhecimento das autoridades mediadoras das intervenções sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário